Quando devo investir em marketing?

Henry Ford – Wikipédia, a enciclopédia livre

Vou começar esse post com uma frase marcante de um dos maiores empreendedores do século ― “Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda.” ― Henry Ford

Ela por si só, ja seria o bastante, mas infelizmente a nossa cultura latina é muito diferente da Norte americana. A frase que mais ouço entre os pequenos e micro empresários ― Se sobrar dinheiro, invisto em marketing ou publicidade. ― e o inverso é proporcionalmente igual, ao primeiro temor de faturamento, o marketing é cortado como uma unha que pode ser aparada, não importa o seu tamanho, pois sempre pensamos, “não preciso de marketing, o que funciona é o boca-a-boca.” Exatamente! Esse é o “oconcur” desejado no marketing, quando o seu produto ou serviço fica “na boca do povo”, ao ponto da marca ser mais lembrado que o produto, como:

  • Cotonete (Hastes flexíveis com algodão para limpeza de ouvido)
  • Bombril (lã de aço)
  • Maizena (amido de milho)
  • Danone (iorgute a base de leite
  • Gilette (lâmina de barbear)

Entre outros, mas não se engane, o valor investido em Branding (construção e consolidação de uma marca) dessas empresas é bilionário, além de ficarem por um longo tempo no mercado sem concorrência, praticamente impossível nos dias atuais com a internet, ou seja, sua empresa precisa de marketing, nem que seja marketing de relacionamento.

Não vou entrar na questão da diferença de design, publicidade e marketing, pois é assunto para outro post, mas voltando a nossa moeda, fica um ditado entre o gasto x investimento:

R$ 10,00 gastos é CARO.
R$ 1.000,00 investidos em marketing e publicidade é BARATO.

A grande diferença é o retorno que cada um esta dando, nem quer for mínimo, o investimento tem que ter retorno superior ao investido, direto ou indiretamente.s

Mas ai vem a grande bagunça no empresariado brasileiro, como saber o que realmente está funcionando e não ficar somente na percepção ou “achômetro”.

Mais uma vez, não existe manual ou fórmula mágica, existe MATEMÁTICA. Simples não? Pra ser mais exato, estatística. Como?

Muitos vão responder: Tráfego X Conversão, mesmo sem saber a fundo, mas ouvem muito esses termos. Eu acrescento um pouco mais de tempero nessa equação.

Tráfego x Engajamento x Conversão

O engajamento é o grande fator do seu avatar (público desejado) querer comprar, pois se encantou com o produto/serviço, pois algum desses gatilhos foi acionado:

  • Desejo
  • Resposta a dor
  • Resposta ao medo
  • Solução de algum problema

Se você é varejista, esta controlando o impacto em novas vendas e recorrência (manutenção) desse cliente?

Se é serviço, esta controlando seu funil de vendas, para saber onde esta convertendo mais ou menos?

As campanhas sempre precisam ser ajustadas e medidas, mas para isso precisa do outro lado do trabalho, principalmente campanhas digitais, como falado, não existem mágica, existe ação > análise > resultado e volta a ação, ajustando o que for necessário.

Não se engane. A venda está ligada totalmente ao marketing e publicidade.

E quem não quer vender mais, não é mesmo?

Claro que existe uma diferença entre vender mais e faturar mais (como falo em outro post – link) , respondendo a pergunta do título, se você abre mão de investir em marketing e publicidade, não só abre mão de vender mais, mas até de manter suas vendas a médio prazo.

Você pode estar pensando, “Pra mim isso não funciona!”

Tenho uma notícia pra você, existem várias maneiras trabalhar o marketing.

O segredo em ter resultados satisfatórios é saber qual é o correto para o seu tipo de negócio.

Potent ingredients are used in its making, that is why it has received the appreciation of several health experts. cialis south africa price Phen24 contains 2 pills that are optimized for day and night time, which means that this product works for 24 hours.

Quais os tipos de marketing que posso utilizar?

Quais os tipos de marketing que mais combinam com os objetivos do seu negócio?

Essa até pode parecer uma pergunta despretensiosa, mas a resposta é tão importante quanto saber o que esta ofertando!

Desbravando a diferença entre marketing e marketing digital, marketing existe desde meados de 1940 próximo a segunda guerra mundial, diferente da publicidade, que já tinham jornais com anúncios em 1808 no Brasil.

O marketing digital ganhou espaço com o grande avanço da internet, se tornando uma grande mídia com impacto direto e planejamento personalizado.

Portanto, a tipo de estratégia pode ser usado e adaptado, tanto no offline, online ou presencial, diferenciando a verba e o resultado a ser obtido.

 

1. Marketing Direto

O principal objetivo do marketing direto, como o próprio nome sugere, é enviar uma mensagem diretamente aos consumidores, sem a necessidade de usar nenhum canal intermediário.

Exemplos de marketing direto incluem e-mail marketing, telemarketing e venda direta.

O marketing direto é o escolhido, muitas vezes, porque os resultados podem ser facilmente medidos, dando à sua equipe uma melhor compreensão a respeito do desempenho das campanhas.

 

2. Marketing Indireto

Quando a abordagem é sutil, até mesmo subliminar e fora do contexto publicitário, aí está uma estratégia de marketing indireto.

É uma forma menos invasiva de atingir o consumidor, o que costuma gerar uma maior aceitação por parte do público, embora com retorno no longo prazo.

Não há mensagens diretas para conduzir a uma ação, mas um trabalho que objetiva manter uma marca viva na mente do cliente para que ele, quando chegar a hora, a escolha para suprir uma necessidade de consumo.

Use unique reasons to develop your article. Do not immediately begin composing.
TOEFL raters check out your capacity to produce various sorts of research paper writing. The TOEFL writing part got two jobs. Defined faculties or universities may expect you to obtain a special score of TOEFL in the event your very first terminology isn’t British, in order for you to really be declared. Learn utilizing the template (with some changes for the initial range of question within the TOEFL).

When you take the real TOEFL test, you may see some variations in the way the questions are offered to you personally on screen. These questions may let you prepare for the own TOEFL iBT exam. It truly is usually considered that practice is among the most reliable means of TOEFL essay creating development.
A comprehensive evaluation of the person job dangers can give an evident comprehension to the total risk in a project.

3. Marketing Social

Ao contrário da maioria dos tipos de marketing, o marketing social está voltado para o comportamento humano e tenta “vender” uma ideia, ao invés de um bem material.

O objetivo é promover ideias que incentivem comportamentos positivos, como cuidar do meio ambiente ou usar cintos de segurança, por exemplo.

Ou ainda desencorajar comportamentos negativos, como o excesso de velocidade ou o fumo em áreas públicas.

Dessa forma, o marketing social foca no bem-estar da sociedade como um todo e não apenas nas receitas da empresa.

 

4. Marketing de relacionamento

Engana-se quem pensa que, após vender um produto, você não precisa mais do cliente.

Estratégias de pós-vendas são tão importantes quanto àquelas que a antecedem.

Por isso, o marketing de relacionamento foca em manter o vínculo com um cliente mesmo após a venda para manter esse consumidor leal.

Ou seja, suas estratégias visam à retenção e satisfação do cliente.

Enviar cartões em datas comemorativas, e-mails de follow-up, entre outras ações do tipo. são maneiras de se aproximar e criar confiança com o público.

 

5. Endomarketing

Em poucas palavras, endomarketing é um conjunto de estratégias voltadas para o ambiente organizacional interno, ou seja, os colaboradores são tratados como “clientes internos”.

O objetivo é alinhar todos os aspectos de uma empresa para garantir um ambiente de trabalho saudável.

Como consequência, fazer com que os próprios colaboradores acreditem na missão e nos valores da empresa.

Para isso, busca aproximar todos os níveis hierárquicos dentro da empresa e mostrar que cada um tem seu valor no funcionamento do negócio como um todo.

Além disso, a satisfação do cliente depende intrinsecamente do atendimento e desempenho dos colaboradores.

 

6. Marketing de Nicho

O marketing de nicho é um tipo de marketing direcionado com o objetivo de atender à demanda de uma parte específica do mercado que tem alto potencial, mas ainda não está sendo explorada no momento, ou seja, ele se concentra em um nicho de mercado que foi identificado com a necessidade de atenção, ao invés de tentar competir em um mercado maior.

Isso se torna bastante benéfico para o negócio, visto que suas estratégias focam em locais e plataformas de mídia estrategicamente selecionados, com altas concentrações de clientes em potencial e menor competitividade.

Para ser bem-sucedido nesse tipo de marketing, é preciso:

– Conhecer profundamente os objetivos e as necessidades do seu nicho

– Produzir conteúdo de qualidade que o ajudará a solucionar seus problemas

– Escolher as plataformas certas para divulgar esse conteúdo

– Fazer parcerias estratégicas com influenciadores do nicho.

 

7. Outbound Marketing

Basicamente, o outbound marketing é o marketing tradicional com o qual estamos acostumados.

Ou seja, as estratégias e ações de marketing para apresentar um produto ou serviço a alguém, muitas vezes, acabam alcançando uma grande parcela de pessoas que talvez não esteja procurando por aquela solução naquele momento.

Alguns exemplos são cold o calling (“chamadas frias”), envio de boletins informativos, cartazes, outdoors e banners em diferentes sites (pelo Google ADS)

Também os comerciais em rádio e televisão fazem parte da estratégia.

Esse tipo de marketing é bastante utilizado para resultados a curto prazo, porém com um valor alto de investimento.

 

8. Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing

Entre 41% e 90% é o crescimento do tráfego orgânico atingido pelas empresas que adotam o marketing de conteúdo.

Ao produzir conteúdo relevante sobre tópicos relacionados ao seu negócio, é mais provável que os clientes em potencial encontrem seu website ao usar os mecanismos de buscas.

Além de demonstrar experiência e autoridade no assunto, você também pode compartilhar o conteúdo nas mídias sociais para atrair novos clientes e aumentar conhecimento da sua marca.

Lembre que ele não deve ser um argumento direto para o seu produto.

Pelo contrário. deve educar e fornecer valor para os clientes em potencial, para que eles se familiarizem com a sua empresa.

Dentre os principais formatos, temos:

– O tradicional Blog
– E-books e guias
– Whitepapers
– Podcasts
– Infográficos
– Webinários
– Canais no Youtube

 

9. Marketing Promocional

O foco do marketing promocional é motivar um consumidor a tomar uma decisão e, efetivamente, comprar seu produto ou contratar seus serviços.

Entre as principais estratégias aplicadas, podemos citar a realização de sorteios, concursos para ganhar um prêmio, a oferta de cupons de desconto e a exibição de amostras do produto para que as pessoas possam experimentá-lo antes de comprar.

 

10. Marketing de Guerrilha

O marketing de guerrilha é conhecido pela maneira como as suas ações surpreendem os consumidores e deixam uma impressão duradoura em suas mentes.

Geralmente, ele é aplicado em conjunto com outros tipos de marketing, mas, principalmente, envolve abordagens incomuns do marketing tradicional para chamar a atenção do público.

O objetivo é tirar o máximo proveito de algo pequeno e criar uma imagem de marca forte e duradoura.

Por isso, na maioria dos casos, o marketing de guerrilha requer a interação com o público, faz uso do mobiliário urbano em suas peças e conta com a ajuda das redes sociais para viralizar essas ações.

 

11. E-mail Marketing
O e-mail é um dos canais de comunicação mais populares de marketing.

Assim, o e-mail marketing significa, simplesmente, usar ferramentas de e-mail para entregar mensagens publicitárias para uma base de contatos.

É extremamente flexível.

Os anúncios podem ser bem simples ou bem chamativos.

Isso dependerá da empresa e da solução que ela oferece.

Alguns anúncios envolvem apenas texto, enquanto outros incluem imagens, vídeos e longas listas de links.

O importante é que o conteúdo esteja otimizado para dispositivos móveis e altamente personalizado.

Essa personalização humaniza o e-mail e serve para estreitar o relacionamento entre a empresa e o cliente.

 

12. Marketing Multinível ou Marketing de Rede

O marketing multinível é uma forma de vendas diretas que envolve uma cadeia de conexões pelas quais a empresa recruta e vende seus produtos.

 

13. Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados funciona como uma espécie de parceria com pessoas ou outras empresas.

O método envolve quatro elementos principais:

  • A empresa que está produzindo e vendendo o produto
  • A rede de contatos que é usada para promover o link de afiliado
  • O afiliado que tem o site com o anúncio e o cliente fazendo a compra.

Conclusão

Dentre os inúmeros tipos de marketing, pode ser difícil escolher apenas um para elaborar a sua estratégia, Afinal um plano de marketing de sucesso, muitas vezes, combina diferentes tipos de abordagens, tudo de acordo com o valor investimento x resultado esperado x tempo de retorno.

Ações sociais. Devo divulgar ou não?

Ações sociais feitas por CNPJ ou CPF são todas bem vindas e muito bem quistas. Em um país continental como o nosso, a desigualdade social equivale a grandeza de território. Sabemos que essa situação sempre existiu, mas palavreando o professor Leandro Karnal, “A pandemia com a quarentena trouxe esses problemas mais a vista.”

E a coisa é tão grande que até a maior emissora do país, a Rede Globo, está cedendo um espaço no JN para dar destaque a solidariedade das marcas.

Na história, sempre nos piores momentos da humanidade, como guerras, pandemia ou desastres naturais, a solidariedade toca o coração de quase todos e nos sentimos na “obrigação” de ajudar, cada um com o que pode, do jeito que dá e isso é muito louvável. Mas como sabemos, sempre existe um “mas…” uma troca de favores, audiência por ajuda, marketing solidário, enfim, mesmo em gestos mais nobres, o ego do marketing e da publicidade sempre fala mais alto, seja ele pessoal ou comercial.

Respondendo a pergunta do título, não entendo como certo ou errado, mas sim, qual a função em divulgar: se o propósito é aumentar a ajuda ou simplesmente mostrar o que fez? Relatórios são importantes apenas para os envolvidos na prestação de contas.

Não confunda ação social com prova social.

Então fica a dica: Faça de uma forma inteligente, envolva mais pessoas e/ou empresas, não queira ser o protagonista a qualquer preço, deixe ser natural, e assim as pessoas que estão no projeto farão a divulgação.

Lembre-se: o Propósito de ajudar SEMPRE deve ser íntegro.

Ainda palavreando o Professor Karnal – “Para quem recebe, pouco importa quais as reais intenções, a fome não espera” – de fato, a fome e a necessidade não enxergam o ego ou tem distinção comercial, em resumo: FAÇA, seja para acalentar seu coração por fazer o bem, abater em IR, ter mais likes ou mesmo marketing pessoal ou solidário da sua empresa. E PARABÉNS a todos que estão mudando essa realidade.

Isolamento social nos deixa longe dos familiares, amigos e clientes

“Ahhh, que saudade!! Saudade dos happy hours com a galera do trabalho, eventos sociais, churrascos entre os amigos ou mesmo aquele saudoso almoço de domingo com a família!”

Arrisco dizer que essa frase se aplica a 99% de toda população nacional, mesmo que em parte reduzida dos desejos relatados acima, é certo que essa pandemia atingiu todos, de diferentes formas. O Vírus é democrático, atinge a todos indistintamente, gerando medo e crenças pelo mundo. Ao nosso tema, vejo uma única direção: A mudança… De prioridade, comportamentos, rotinas, pensamentos, emoções, etc.

Ai vem a Grande Pergunta: “Como vender em época de crise?” Mas para alguns setores, a pergunta deve ser outra: “Como SOBREVIVER em época de crise?” Pois é fato, passar por uma crise nacional (que já é difícil) é uma coisa, outra é uma crise mundial, onde o grande adversário não é o seu concorrente, e sim o medo do desconhecido.

Abaixo um infográfico feito pela Dcode Economic & Financial Consulting representa os potenciais ganhadores e perdedores na economia durante o COVID-19, em âmbito mundial.

Ouvindo um podcast sobre empreendedorismo com Érico Rocha – famoso por ser referência em lançamentos digitais de infoproduto – ele fala sobre qual tipo de conteúdo o lançador deve focar em fazer, e dá um exemplo pessoal, onde ele estava surfando de forma amadora, mas seguindo indicações, tinha uma boa prancha, a melhor parafina para não escorregar, roupa adequada e tudo como manda o figurino, e ao tentar pegar a sua segunda onda, levou um “caldo da onda” que o derrubou e teve várias outras em sequência, o desorientando cada vez mais.

Nesse momento – conta Érico – quando estava debaixo d’água, sem respirar, ele não pensava em nada que não fosse RESPIRAR. Em nenhum momento pensou na prancha, muito menos nas técnicas que aprendeu antes de se jogar na experiência.

Sua única prioridade era chegar a superfície e encher os pulmões de oxigênio.

Trazendo para o mundo corporativo, entenda qual é o oxigênio para o seu avatar (seu público alvo, ou cliente ideal) e escolha uma das opções:

1 – Entregue o mapa da superfície para ele,

2 – Seja a superfície com o ar,

3 – Leve o equipamento de ar para ele.

Mesmo que para você seja simples “O Caminho do Ar”, dê esse oxigênio, o quanto for necessário. Depois que ambos estiverem em terra firme (confiança e segurança) você pode voltar a falar de aulas de mergulho, técnicas de surf ou similaridades.

Em tempos de pandemia, não force uma venda a qualquer custo.

Primeiro entenda se o seu produto ou serviço é o oxigênio que o cliente precisa nesse momento.

Se a resposta é sim, faço o que for preciso para ajudá-lo, de forma íntegra para ambos. A reciprocidade está implícita na nossa mente, e o cliente nunca vai esquecer, tenha certeza disso.

Se a resposta é não, saiba quem pode ser esse oxigênio e se mostre prestativo, levando formas inteligentes de resolver, use sua rede de contatos, mostre que se preocupa, pois as pessoas normalmente se relacionam com pessoas, não com marcas (esse assunto é para outro conteúdo).

Esse é a grande reflexão que quero compartilhar com vocês.

Crie relacionamento com reciprocidade, confiança e segurança, depois disso, gerar negócios acontecerá com naturalidade.