Como analisar se uma agência é ideal para minha empresa.

Realmente essa é uma pergunta capciosa, mas como sempre vou ser bem transparente com quem está lendo essa matéria e nem de longe entrarei em mérito de melhor ou pior, ou mesmo criar um ranking do que uma agência tem que ter, seja estrutura ou conhecimento.

A questão em análise é muito delicada, e merece uma grande atenção de ambos os lados, pois a contratação de um parceiro no marketing é muito mais que um fornecedor, pois o marketing é parte integrante da espinha dorsal de qualquer empresa.

Mas vamos aos cinco pontos que acredito que toda empresa deve ficar atenta na contratação de uma agência:

 

1 – Estrutura

Perceba que não vem ao caso se é uma “eugência” ou uma equipe de dezenas de pessoas. A questão é se quem você está contratando tem condições de atender a sua necessidade. Porque ao mesmo tempo uma agência enxuta pode ser pouco para a sua necessidade, uma grande pode extrapolar o seu orçamento. 

A Sugestão é encontrar equilíbrio entre o investimento x expectativa x resultado

 

2 – Bom Relacionamento

O marketing é um dos principais pilares da empresa, e ninguém vai conseguir trabalhar criatividade, planejamento e resultados com alguém que o “santo não bate” não é mesmo. Pra mim, esse é um dos pontos principais que devem ser considerados, pois não dá para negar a questão de relacionamento humano nessa equação.

3 – Portfólio 

Realmente o visual também é muito importante. Comemos com os olhos, compramos com os olhos. Mas não cai no erro de tentar ver o seu negócio materializado em outras peças, a ideia aqui não é essa. Tente enxergar além do alcance, Veja a linha criativa, os traços, o equilíbrio. Tudo isso tem que se encaixar na linha da entrega que espera para seu cliente. Se estiver tudo bem até aqui, vamos ao próximo item.

4 – Resultados  

Independente do segmento, ao final de toda equação, toda empresa procura a mesma coisa: Vender mais ou melhor, lucrar mais. Para isso, tente estimar na conversa, como a agência pretende fazer isso. Pergunte alguns cases de sucesso e veja se faz sentido para o seu negócio. Mas claro, não existe mágica e resultado a curto prazo. Tente traçar pequenas metas com planejamento que seja viável de ser executado. O segredo do sucesso é o método, organização, frequência e sequência.

5 – Como a Agência cuida da Agência? 

Essa é com certeza o Calcanhar de Aquiles da grande maioria das agências, como no ditado popular “casa de ferreiro, espeto de pau”. Somos prova viva disso, sabemos o quanto é difícil fazer a nossa própria rede, pois temos o álibi de estar cuidando de muitas contas. Mas na vida, tudo é questão de prioridade. Se a agência não cuidar direito da sua própria casa, como vai cuidar bem da sua, não é mesmo?

Em resumo, talvez não encontre com perfeição os cinco itens, então faça uma análise, faça um ranking com a sua percepção e tome a sua decisão.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar