Como vender seu produto sem vender seu produto?

É isso mesmo que você leu e não é clickbait. É estratégia!

Não foi um erro de digitação, nem estava bebendo uma cervejinha quando escrevi (ok, isso não é real). Mas o papo é sério e provavelmente você já faz isso inconscientemente através de gatilhos mentais.

What The Fuck Is Gatilho?

Os famosos gatilhos são estímulos que agem diretamente no hemisfério direito do cérebro, responsável pelo emocional.  E não se trata de hipnose ou algo do tipo, pois os fundamentos estão na psicologia, somos estimulados a todo momento para agir pela emoção e justificar com a razão. Que comprovar? Faça um teste rápido! Se um amigo nos convida para um jantar em sua residência, mais do que depressa nos sentimos na obrigação moral de devolver a benfeitoria ao anfitrião em nossa casa, não é mesmo? 

Outro exemplo clássico é quando recebemos uma indicação de um amigo e praticamente, nem nos esforçamos muito para vender, pois a validação da indicação já é um tremendo aval. Dentre os vários gatilhos mentais, estes dois estão entre os principais: “Reciprocidade” e “Prova Social”.

Esses estímulos são tão fortes e enraizados em nossa memória reptiliana que até com crianças de 3 a 4 anos já funciona. Faço algo legal para elas, que tenha um grande valor percebido e ela vai fazer questão de te devolver o agrado. Testa e me fala!

O gatilho da reciprocidade vem do período paleolítico onde era fundamental para a sobrevivência da espécie e do indivíduo. Um tinha carne, outro fogo e outro uma caverna para se abrigar. Todos se uniam e dividiam suas conquistas (segundo vozes da minha cabeça). Agora imagine isso no seu negócio. Dentro do seu nicho de mercado, o que você pode “dar” para seu cliente para que ele veja valor na sua ação?

Mas lembre-se, nem sempre o valor percebido está ligado ao valor material. Você pode dar pra ele um cupom de desconto, um brinde ou mesmo conhecimento. Isso mesmo! Em um mundo de tanta informação, quanto vale o conhecimento? (caraca, isso aqui dá um conteúdo bom também). 

Para finalizar, deixo aqui uma dica que sempre falo aos meus clientes: “Quanto mais conhecimento sobre um assunto o consumidor tem, melhor comprador ele se torna”.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar