E isso não é uma indireta para nenhum cliente nosso, é apenas uma reflexão.
Ninguém gosta de um cliente chato, isso é claro. E se você quiser saber como lidar com essas pessoas, tem diversos artigos por aí com dicas ótimas. Mas hoje eu não vim falar sobre isso, mas sim trazer uma reflexão para que não SEJAMOS O CLIENTE CHATO. E isso pode ser aplicado em diversas ocasiões, no restaurante que frequenta, no posto que abastece e até na loja de roupas. Mas hoje eu vim falar do que sou especialista: Comunicação.
Assim como médico e louco todo mundo tem um pouco, o brasileiro já nasce com a alma marketeira. Então é muito comum o cliente dar palpites durante o processo criativo. Isso é um erro? NÃO! Mas é importante estabelecer a relação do que é relevante para o seu público e o que VOCÊ gosta, pode não parecer, mas são coisas muuuuito diferentes.
O cliente é o especialista na área dele, ou seja, ele que vai ter TODAS AS RESPOSTAS NECESSÁRIAS para um bom trabalho. Cabe à agência, como especialista em comunicação, dar TODAS AS PERGUNTAS NECESSÁRIAS. Se você, enquanto cliente, quiser ter todas as perguntas e respostas, sinto em lhe dizer, mas não precisa de uma agência e sim de alguém para executar suas ideias. Então, bora analisar esse cenário juntos? Partindo do príncipio que você realmente seja bom de marketing, é humanamente impossível dar conta de tudo (às vezes nem a gente dá conta da nossa própria rede). Por exemplo, além de gerir a sua empresa, você terá que fazer um planejamento e pesquisa de mercado, captar vídeos e fotos (e aqui eu não to nem colocando a edição), fazer a função de copywriting e social media. Até cansei e isso foi só no online!
Mas eu só quero dar ideias. Tem problema?
Claro que não! O problema aqui não é dar ideias e sim aprender a desapegar delas. Toda ideia é bem vinda e é assim que trabalhamos, mas nessa enxurrada de conceitos uma completa a outra e assim vai se construindo um projeto de milhões. A dica que dou é: Quer participar do processo criativo? Esteja aberto a receber resoluções de mente aberta.
E para refletir:
É muito normal, algum cliente nos chamar para uma conversa falando que precisa melhorar o marketing da empresa, o direcionamento, implantar inteligência de mercado, profissionalizar a área online ou mesmo iniciar o digital do zero. Mas uma coisa que eu escuto muito é: “Eu passei por várias agências e ninguém me entende”. Se ninguém consegue entender, será que TODOS estão errados mesmo? Ou eu que não consigo expressar de forma clara o que quero?