O Dono Problema

Ou você conhece um, ou você tem um, ou pior… VOCÊ É UM!

 

Empreender nem sempre é algo planejado de ponta à ponta.

Principalmente aqui no Brasil, a maioria dos empresários começam seus negócios, por terem a necessidade de “trabalhar por conta”, ou porque não conseguem emprego ou por terem uma boa ideia.

Não importa, a maioria de nós começa mais pensando no mês seguinte do que qualquer outra coisa.

Isso é muito compreensível, afinal nem todos temos a chance de fazer um business plan (planejamento de negócio) projetando 5 anos à frente. O começo é sempre aquela coisa de autônomo, fazendo tudo sozinho, na melhor das hipóteses alguém da família ajudando.

Mas quando a empresa começa crescer, tomar forma e expandir o quadro de funcionários, chega aquele momento temido, porém inevitável para todo dono: a hora de delegar.

Delegar é uma tarefa simples, porém está longe de ser fácil.

Passar aquela atribuição que só você faz para um terceiro, é até dolorido. Além da competência do outrem é preciso ter o componente confiança.

Até porque não tem nada pior do que atribuir uma função a alguém e ter que ficar se preocupando se tudo vai ser feito corretamente.

Algumas coisas são mais fáceis de delegar do que outras, principalmente aquelas que somos totalmente leigos, como jurídico, contábil e até recursos humanos. Outras, são muito mais complicadas pois interferem diretamente no nosso ego.

A produção ou execução do produto/serviço, o atendimento ao cliente e claro, o marketing.

Para nós desde sempre o marketing é visto como algo intuitivo. Vai se fazendo uma coisinha aqui e ali, o negócio vai dando certo, isso inflama a gente e vamos repetindo os processos e melhorando conforme aquilo que entendemos que é necessário.

Mas eu mesmo, como empreendedor e marketeiro de profissão, vou te contar um segredo:

MARKETING NÃO É INTUITIVO!

Na verdade o marketing tem que existir junto com a empresa na sua fundação, pois ele é o motor por trás de toda a operação. Mas isso não quer dizer que todo mundo precise ser especialista em marketing para abrir sua empresa, pelo contrário, o importante é entrar em jogo e ir aprendendo a administrar.

No entanto, quando seu negócio atingir um tamanho considerável, surge a necessidade de ser cada vez mais profissional. Os seus concorrentes com certeza vão se fortalecer e ficar cada vez mais competitivos, cabe a você seguir crescendo terceirizando funções e focando no que você faz de melhor:  seu produto/serviço.

Isso sim não dá para terceirizar.

Agora, o marketing precisa ser profissional.

Ou você se profissionaliza, ou cria um setor na empresa, ou faz como a maioria e contrata uma agência.

Independente da opção escolhida, você só não pode ser o Dono problema.

Dono problema é aquele que interfere em coisas que deveria ter delegado para terceiros, como o marketing por exemplo.

O dono que dá palpite em como o marketing deve ser feito, altera todas as produções e cerceia a criatividade do setor.

Literalmente desperdiça tempo que poderia ser usado na melhoria do produto, e prefere ficar monitorando e mudando cada passo que o marketing faz, pois quer que tudo seja do seu jeito, pois é o jeito que funcionou até então.

Entenda que se seu advogado te orienta em alguma coisa, você faz sem muito questionamento, agora se o marketing orienta, você acha que é questão de opinião apenas e faz como bem entende.

Isso é ser dono problema, pois o jurídico é senso comum que se não tivermos cuidado devido, o prejuízo pode ser grande e imediato, mas não enxergamos que um marketing mal feito pode trazer muitos danos no longo prazo.

Portanto, a dica de hoje é: foque seu tempo naquilo que você faz de melhor para sua empresa, seja o dono bom em escolher os melhores profissionais para trabalhar ao seu lado.

O bom general não vai para linha de frente orientar o soldado, ele escolhe os melhores e mais capacitados para irem na vanguarda executar o que foi bem treinado, afim de ter os resultados desejados.

Seja o dono solução pois assim quando se deparar com o problema, saberá exatamente delegar para quem vai resolver.

lp

Luiz Paulo

Diretor de Marketing
Fiz faculdade de Propaganda e Marketing, mas foi com o mercado que aprendi de verdade.
Sempre evoluindo, aprendendo e disseminando o melhor que o marketing digital pode oferecer, afim de transformar vidas.

Instagram: @luizpaulotg

Dê sua opinião ou faça sua pergunta:

Ligue: (16) 3902 3644, mande um e-mail ou chame aqui!


Ah! Pode chamar no “zap” também

Deixe um Comentário

×