Para achar a solução: “Continue a nadar”

Sim. Esse texto é uma analogia com a filosofia da Dory. Mas não desista porque vale a pena!

Quem assistiu a premiada animação da Pixar de 2003 com certeza lembra dessa frase da pequena e inocente Dory. Com todo seu carisma ela acaba sendo um grande apoio para um pai que procura o filho desesperadamente e ainda uma inspiração e liderança de um cardume de peixes para voltar a água e escaparem da rede de pescadores.

E o que um filme de animação tem relação com o marketing do meu negócio?

Nada. (brincadeira, era só piada). Tudo! O conceito apresentado no filme, de coragem, desafios e sempre enxergar uma luz no fim do túnel e superação todos os dias. É a típica vida do empreendedor, não é mesmo?

Na comunicação não é diferente. Assim como outras áreas da sua empresa não podem faltar estoque, matéria-prima, limpeza, treinamento e/ou organização, na publicidade, além de planejamento e estratégia de marketing, a frequência e sequência são fundamentais. 

Mas não necessariamente precisa ser todos os dias e nem a todo momento, pois existe uma linha tênue entre estar presente online e ser chato (o que vai espantar a sua audiência).

Encontrar esse equilíbrio não é fácil, depende muito do nicho de mercado que atua, o perfil da sua audiência e o produto/serviço que entrega. Esse tripé tem que estar em perfeita harmonia, costurado pelo planejamento de ações traçado junto à agência que te auxilia.

Exemplificando o que estou falando: No caso de uma padaria gourmet (alô familiare), obrigatoriamente ele tem de informar todos os dias o seu público o que está acontecendo, desde um pão quente que saiu, o cardápio do almoço e mesmo uma ação de troca de buffet para a noite. Isso não vai “soar” como incômodo, pois o produto que ele vende é um bem de consumo diário e pode auxiliar o pai ou mãe a não esquecer de levar o jantar para a casa ou o pão para o lanche do filho do dia seguinte. Essa é a função da rede social para o varejo, correto? Sim, mas nem tanto!

No caso de uma empresa de material de construção, que também é varejo, se ela falar todos os dias com sua audiência sobre produto, produto, produto, vai “ultrapassar o limite” e pode expelir esse potencial cliente. Essa empresa pode sim falar todos os dias, mas de forma instrutiva, gerando conteúdo relevante e inteligente, dando referência de decoração, acabamentos, cases de sucesso e trabalhar o promocional somente no tráfego pago, por exemplo. Dessa forma ela vai impactar somente a sua audiência que está em um momento de compra, seja ele inicial ou final, mas que já enxerga a empresa como referência.

Para encerrar, a dica que deixo é: Independente do volume, mantenha uma constância. Nos stories foque em bastidores, dicas, enquetes e perguntas, sempre interagindo com sua audiência. Tente manter uma sequência de pelo menos 3 a 4 stories por semana. No feed mantenha uma frequência que faça sentido para o seu público, seja 1 ou 7 posts por semana. Fique firme, mantenha a conduta, nunca reduza e lembre-se sempre “continue a nadar!”

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