Muitas vezes ouvimos pessoas perguntando qual é a rede social do momento.
Será que todo mundo está no Instagram ou o TikTok é o novo queridinho? Mas a resposta é que não existe uma rede social que seja a melhor para todos. Cada uma tem seu público e sua importância, e é importante entender isso para conseguir trabalhar com elas de forma efetiva.
Segundo uma pesquisa de novembro/22 feita pela We Are Social e Hootsuite, o Facebook – da Meta – ainda é a rede social com mais usuários ativos no mundo, com nada menos que 2,9 bilhões de usuários.
No Brasil, ele liderou em 2020 e 2021, caindo para quarto lugar em 2022. Mas mesmo assim, a empresa dona do Facebook é responsável por três das quatro primeiras posições, junto com Instagram e WhatsApp.
A pergunta que vem a seguir é: como devo trabalhar então, já que temos tantas redes sociais diferentes?
A resposta é que você precisa entender bem o seu negócio e a sua audiência online para descobrir em qual rede social terá mais sucesso. Depois, é importante explorar ao máximo as ferramentas dessa rede social para gerar engajamento, leads e conversões.
Por exemplo, no Instagram é importante ter uma bio clara e objetiva, investir em stories e reels, criar um feed interessante com conteúdo relevante.
Já no Facebook, é importante ter todas as informações possíveis e necessárias no perfil, listar seus serviços ou produtos, criar botões de fácil acesso e participar de grupos do seu universo para postar conteúdo instrutivo e relevante.
No YouTube, é importante inserir vídeos com mais profundidade sobre o seu assunto, manter um padrão de sequência de postagem e caprichar na capa do vídeo e na descrição.
Em todas as outras redes sociais, é importante fazer a distribuição do conteúdo que você criou na rede social escolhida como principal, para atingir ainda mais pessoas.
Lembre-se: se na rede social escolhida como principal, você tem 80% ou mais do seu resultado esperado, e nas outras conseguiu 10%, são mais 10% que provavelmente não tinha.
E se até as grandes empresas como o Facebook (Meta) e Google usam todas as redes sociais, por que você não deveria fazer o mesmo?
Espero que essas dicas tenham sido úteis para você.
Comente abaixo sua estratégia, dúvida ou caso de sucesso, para que outras pessoas possam se inspirar e aprender com você.